O Amargo BoJack Horseman

BoJack Horseman
Netflix 2014 – Atualmente (4 Temporadas)
Raphael Bob-Waksberg

Breaking Bad, Sopranos, Mad Men e uma caralhada de outras séries já me fizeram perder fins de semanas inteiros acompanhando suas histórias, absorvendo seus universos e me emocionando (pensando bem, que vida desgraçada que eu levo). Porém quando me perguntam com qual personagem eu mais me identifico, minha resposta não é Don Draper, Walter White ou Tony Soprano e sim um cavalo de meia idade, alcoólatra e com vários desvios de caráter. Estou falando de BoJack, Horseman é claro.

A série começa com BoJack Horseman, o astro de uma sitcom dos anos 90, vinte anos depois, vivendo uma vida luxuosa e decadente em Hollywood (ou Hollywoo). BoJack está tentando voltar aos holofotes com um livro autobiográfico e buscando algum sentido na vida. E assim, somos jogados naquele universo bizarro onde humanos e animais convivem e se relacionam (até no sentido bíblico) de igual pra igual, em uma Los Angeles que é uma paródia cínica e provocativa do modo de vida das celebridades americanas e o mundo do show business.

A trama é um tanto lenta no inicio e o humor meio bobo, então se você espera algo como South Park ou Simpsons, pode não gostar da forma despretensiosa com que os personagens são apresentados. BoJack é uma coletânea de situações NoSense, criticas acidas e pontuais, além de uma overdose de referências e easter eggs. E no quesito animação a série é uma das coisas mais criativas que já tive o prazer de assistir. É quase um formato próprio e uma homenagem as grandes obras da TV.

uqd2an6
Não fique muito perto da TV, você vai ficar cruel.

Já nosso cavalinho é um cara errado de todas as formas possíveis. Narcisista, mal caráter, egoísta, invejoso e beberrão. É um cara autodestrutivo, cultivando relações superficiais, abusando de drogas, com um enorme vazio existencial e uma carteirinha de celebridade. BoJack é um fruto de seu próprio meio e toda vez que tenta mudar, ser uma pessoa (ou um cavalo) melhor, esbarra com sua própria natureza e percebe que dificilmente sairá do poço de piche em que se encontra. Ele é BoJack Horseman e não há cura pra isso.

BoJack Horseman é profundo, é melancólico e agressivo. A série pode ser sobre depressão, vazio existencial, niilismo ou qualquer outra visão filosófica que queiram aplicar. Mas o que é inquestionável é que BoJack Horseman é mais uma obra de arte nessa boa fase da TV que estamos presenciando.

BoJack e seus amigos problemáticos nos fazem lembrar de que estamos todos mortos por dentro, e de que não há nada que possamos fazer. A não ser assistir e chorar até pegar no sono, é claro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s